Adérito Lopes

Adérito Lopes nasceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1980.
Ator, doutorado em Comunicação, Cultura e Artes (especialidade em Teatro) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg; pós-doutorado em Teatro – Ensino Artístico, desenvolvido na Escola Superior de Teatro e Cinema em acolhimento do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação; mestre em Teatro, Artes Performativas, Interpretação pela ESTC. Título de Especialista em Artes/Teatro/Interpretação atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Iniciou o seu percurso como ator no Grupo de Teatro Independente O Palmo e Meio em Campolide (Lisboa) ao mesmo tempo que frequentava a Oficina/Atelier: Espaços e Expressões na Comuna – Teatro de Pesquisa (1996-1999).
Formou-se na Escola Profissional de Teatro de Cascais (1998-2001).
Estreia-se como profissional, em 2001 no TEC – Teatro Experimental de Cascais, numa coprodução com o Teatro da Garagem, em Tríptico TEC, de Carlos J. Pessoa. Trabalhou no teatro sob a direção de nomes, como: Águeda Sena; Bruno Bravo; Carlos Avilez; Carlos J. Pessoa; Castro Guedes; Fernando Jorge Lopes; Filipe La Féria; Guillermo Heras; Hélder Mateus da Costa; João Lourenço; Joaquim Benite; José Martins; Maria do Céu Guerra; Paula Sousa; Rita Lello e Rui Luís Brás.

Participa pontualmente em projetos cinematográficos e com regularidade em produções televisivas.
Finalista da 1.ª edição do Projeto Novos Atores, no âmbito do Ciclo Novos x9 em 2006 promovido pela EGEAC, E.E.M./São Luiz Teatro Municipal, Jorge Salavisa. Júri: Adriano Luz, Ana Luísa Guimarães e João Lourenço. Prémio Especial do Júri FITA 2014 – Maria do Céu Guerra, Adérito Lopes e o grupo A Barraca pela montagem de Menino de sua Avó. FITA- Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis. Rio de Janeiro, Brasil. Júri: Fátima Valença, Natália Nolli Sasso, Paulo Gracindo Júnior e Sérgio Fonta.
Professor de teatro, leciona teoria e prática teatral, interpretação.