Joana de Bastos Rodrigues nasceu em 1984. Licenciada em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, frequentou também a Sorbonne Nouvelle – Paris III (Erasmus). Em 2010 terminou o mestrado em Comunicação e Artes na FCSH da Universidade Nova de Lisboa com uma dissertação sobre o cinema nativo-americano contemporâneo.
De entre as experiências em diferentes áreas da produção cinematográfica destacam-se a assistência ao realizador americano Jeff Lipsky na longa-metragem Once More with Feeling (Nova Iorque, 2009), a montagem do filme The Last (Nova Iorque, 2019) do mesmo realizador e o estágio profissional sob orientação do realizador brasileiro Marcelo Galvão (São Paulo, 2011).
Como realizadora e argumentista destacam-se as curtas-metragens TOMFL – Test of Movement as a Foreign Language (galeria Quai de la Batterie, Arras, França, 2010), o tríptico Trailers de Não-Filmes (Secção Director’s Cut, Festival Indielisboa, Lisboa, 2013), o documentário No Laboratório da Via Láctea (galeria Espaço Mira, Porto, 2015) e a curta-metragem Uma Janela à Beira Mar Plantada (Festival Santa Curtas, Santa Cruz, Madeira, 2016). Entre 2016 e 2023 participa em projectos para o canal RTP2: a encenação da peça de teatro em formato televisivo Porta Aberta, a realização de duas temporadas da série informativa ABCDireito e a realização e supervisão de argumento da série de ficção de 8 episódios Lisboa Azul. Adapta também textos teatrais para o ecrã inseridos na série televisiva de cariz experimental Cassandra, com direcção artística de Nuno M. Cardoso, da qual realiza dois episódios.
Em 2021 co-realiza e supervisiona o argumento da terceira temporada da série O Clube – nomeada para Globo de Ouro de Melhor Ficção – para a Opto / SIC. Entre 2022 e 2024 escreve a sua primeira série de 7 episódios Um Passo Para Longe Demais e dedica-se à escrita e consultoria de argumento, participando em projectos de séries para canais portugueses em diferentes fases de produção.
Em 2020 publica o seu primeiro livro de poesia Dos Nomes, As Outras Palavras através da editora Exclamação, ao qual se segue o seu mais recente livro A Ilha À Procura do Seu Fim, publicado pela editora Fresca / Poetria em 2024.
Em 2025 integra o leque de realizadores da produtora Grumpy Panda nas áreas da Publicidade e Ficção e escreve a curta-metragem Vento de Feição.